Execução do  Programa de Educação Ambiental da UHE Belo Monte

Execução do Programa de Educação Ambiental da UHE Belo Monte

Cliente: NE - Norte Energia S/A.

Duração: 4 anos - Contrato 2012/2016

Programa da fase de implantação do Empreendimento Hidrelétrico, localizado em Vitória do Xingu, PA, atingindo mais 4 municípios, sendo o principal Altamira.

O Programa de Educação Ambiental de Belo Monte – PEA, teve por finalidade sensibilizar a comunidade em geral e promover a educação ambiental para públicos diferenciados, através de um processo que permitisse a construção do conhecimento, facilitando a reflexão sobre as complexas relações no meio ambiente, sobretudo aquelas que dizem respeito à disponibilidade do recurso água no planeta e a produção de energia elétrica, com enfoque especial na Bacia do Rio Xingu.

Para atender este objetivo, o PEA, executado pela Vida Ser, foi desenvolvido para atender à Educação ambiental formal, voltado para a comunidade escolar dos municípios da área de influência direta do empreendimento e à Educação ambiental não formal para a comunidade dos municípios diretamente afetados pela obra, incluindo as sedes municipais e as comunidades da área rural da Área Diretamente Afetada - ADA e Área Indiretamente Afetada - AID.

Os principais produtos foram o Diagnóstico Socioambiental Participativo; Campanhas socioeducativas; Desenvolvimento de processos de criação de Coletivos Ambientais Educadores; Cursos para público formal e não formal dentro de uma perspectiva de protagonismo social conforme IN 02 do IBAMA, além de interface junto ao Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores da Obra; Criação de materiais paradidáticos e informativos ilustrados, como cartilhas, folders, banners e apostilas, além da criação do Centro Regional de Educação Ambiental da Bacia do Rio Xingu - CREAX, associação junto ao público não formal, reunindo representantes dos cinco municípios interferidos, com sede em Altamira e que atualmente é sujeito do processo de desenvolvimento regional, atuando como multiplicador em Educação Ambiental, tendo inclusive projeto aprovado por organismos federais, o qual foi elaborado dentro do escopo do PEA. A Vida Ser apoiou este projeto intitulado " Deposite Vida Nova - Acredite em Você. CREAX e BASA juntos, no fortalecimento da Cidadania".

Empresa Auditora da execução: JGP Consultoria e Participações.

A auditoria tem como objetivo atender os Princípios do Equador, que tratam de um conjunto de políticas e diretrizes socioambientais aplicadas na concessão de financiamentos de grandes empreendimentos.