Execução do Programa de Educação Ambiental da UHE São Salvador

Execução do Programa de Educação Ambiental da UHE São Salvador

Cliente : CESS - Companhia Energética São Salvador (atualmente grupo Engie - Tractebel Energia).

Duração: 2 anos e meio - Contrato 2006/2009.

Programa da fase de implantação do Empreendimento Hidrelétrico, localizado em São Salvador  – TO, atingindo 5 municípios, sendo três no estado do Tocantins (São Salvador, Palmeirópolis e Paranã) e dois em Goiás (Cavalcante e Minaçu).

Tal programa fazia parte do PBA – Projeto Básico Ambiental do empreendimento.

Consistiu em atividades voltadas para a sensibilização e conscientização ambiental, com foco nas questões ambientais locais e na formação de multiplicadores em educação ambiental tanto junto ao público formal quanto junto ao público não formal.

Teve como eixo a elaboração de subprojetos criados coletivamente no âmbito dos resultados do Diagnóstico Socioambiental Participativo realizado na zona rural e urbana da região interferida, o que culminou na eleição de desafios ambientais a serem mitigados pelas comunidades com a criação de Projetos Pedagógicos, tendo como eixo principal a questão do lixo ou resíduos sólidos, e a inserção dos jovens em atividades sociais, recreativas e de trabalho.

O Programa visou também à interlocução com a população interferida na resolução de conflitos dado seu caráter mediador e criador da paz, dentro do eixo ecologia pessoal, social e ambiental.

Participou como articulador da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade para o debate e criação de soluções para os problemas ambientais, instigando o protagonismo social junto a seu público alvo.

O contexto abrangeu também a Educação Ambiental para os trabalhadores da Obra e implantação da linha de transmissão do empreendimento.