Execução do Cadastro Socioeconômico e Elaboração do Banco de Dados georreferenciado da População Atingida pela Implantação da UHE Estreito-MA

Execução do Cadastro Socioeconômico e Elaboração do Banco de Dados georreferenciado da População Atingida pela Implantação da UHE Estreito-MA

Cliente:CESTE- Consórcio Estreito Energia , formado pela então Companhia Vale do Rio Doce, Alcoa, Tractebel energia, Camargo Correa e Bhpbilliton.

Duração: 12 meses – contrato 2003/2004.

Projeto realizado na fase de licença prévia do Empreendimento Hidrelétrico, localizado em Estreito- MA, atingindo 12 municípios, sendo 10 no Estado do Tocantins e 2 no Estado do Maranhão.

Foram visitadas, cadastradas e georreferenciadas mais de 2000 famílias rurais e urbanas para posterior negociação e indenização com o empreendedor em função da necessidade de seu deslocamento compulsório para a implantação da Usina.

O ponto forte deste trabalho foi a elaboração do cadastro socioeconômico detalhado, com fotos das famílias interferidas, com sua localização em coordenadas geográficas, o que resultou em uma publicação que foi colocada ao alcance do público e junto aos órgãos ambientais e prefeituras, dando legitimidade ao trabalho, sobretudo garantindo segurança de direitos das famílias como elegíveis para o Plano de remanejamento futuro do empreendimento. O detalhamento possibilitou inclusive elaborar vários planos e projetos de intervenção socioeconômica, tendo em vista as características sociais, ambientais, econômicas e culturais arroladas nos relatórios, sobre a população interferida.