Principais Realizações

Principais realizações Conheça o nosso trabalho

Implantação do Projeto Zero Resíduo Goiânia

O trabalho teve o objetivo principal de subsidiar a implantação de sistemas de coleta seletiva em condomínios, contemplando a separação dos resíduos conforme as diretrizes legais, na fonte geradora, ou seja, nas residências. Idealizado pelo ICCP Brasil– Instituto Cidadão Consciente e Participativo foi implantada a Gestão dos Resíduos em Condomínios Residenciais, objetivando a segregação dos resíduos em Recicláveis, Orgânicos, perigosos…

Execução do Programa de Educação Ambiental da UHE Belo Monte

O Programa de Educação Ambiental de Belo Monte – PEA, teve por finalidade sensibilizar a comunidade em geral e promover a educação ambiental para públicos diferenciados, através de um processo que permitisse a construção do conhecimento, facilitando a reflexão sobre as complexas relações no meio ambiente, sobretudo aquelas que dizem respeito à disponibilidade do recurso água no planeta e a produção de energia elétrica, com enfoque especial na Bacia do Rio Xingu.

Execução do Projeto de Acompanhamento e Monitoramento Social das Comunidades do Entorno da Obra e das Comunidades Anfitriãs da UHE Belo Monte

Projeto da fase de implantação do Empreendimento Hidrelétrico, localizado em Vitória do Xingu, PA, atingindo mais 4 municípios, sendo o principal Altamira. Tal Projeto visou identificar e monitorar a evolução da situação da população alvo (zona urbana e rural), de forma a orientar e avaliar as ações de proteção social incumbidas aos demais Programas e Projetos. De forma a que essas populações tivessem suas condições de sociabilidade preservadas ou recuperadas.

Execução do Programa de Educação Ambiental da UHE São Salvador

Teve como eixo a elaboração de subprojetos criados coletivamente no âmbito dos resultados do Diagnóstico Socioambiental Participativo realizado na zona rural e urbana da região interferida, o que culminou na eleição de desafios ambientais a serem mitigados pelas comunidades com a criação de Projetos Pedagógicos, tendo como eixo principal a questão do lixo ou resíduos sólidos, e a inserção dos jovens em atividades sociais, recreativas e de trabalho. O contexto abrangeu também a Educação Ambiental para os trabalhadores da Obra e implantação da linha de transmissão do empreendimento.

Realização de Pesquisas

PESQUISA: SOCIAL, ECONÔMICA, DE OPINIÃO E AVALIAÇÃO. Atuação em empreendimentos industriais, comerciais e de serviços. Situações que necessitem ou de avaliação de satisfação ou de dados e opiniões para elaboração de planejamento estratégico, direcionamento/redirecionamento de metas, perspectivas e viabilidade de atuação nos mercados. Metodologia Quantitativa e Qualitativa. Atuação: Elaboração do projeto total, realização de coleta de dados para outros institutos/empresas.

Execução do Cadastro Socioeconômico e Elaboração do Banco de Dados georreferenciado da População Atingida pela Implantação da UHE Estreito-MA

Projeto realizado na fase de licença prévia do Empreendimento Hidrelétrico, localizado em Estreito- MA, atingindo 12 municípios, sendo 10 no Estado do Tocantins e 2 no Estado do Maranhão. Foram visitadas, cadastradas e georreferenciadas mais de 2000 famílias rurais e urbanas para posterior negociação e indenização com o empreendedor em função da necessidade de seu deslocamento compulsório para a implantação da Usina.

Execução do Diagnóstico Socioeconômico de famílias atingidas pelo Programa de Remanejamento e Indenização da UHE Cana Brava

Cliente: CEM - Companhia Energética Meridional (Empresa criada pela Tractebel Energia, atualmente grupo Engie). Duração: 3 meses – contrato 2003. Pesquisa de diagnóstico da situação das famílias impactadas pós dois anos de mudança com avaliação pelos moradores sobre a evolução das condições de vida com o empreendimento, visando criação de um novo plano de ação e estratégias de atuação junto ao público alvo.

Execução do Programa de Remanejamento da população Atingida (segmento de Não Proprietários) da UHE Cana Brava

Programa da fase de implantação do Empreendimento Hidrelétrico, localizado no município de Cavalcante – GO, com sede urbana interferida no município de Minaçu- GO. Este Programa consistia nas atividades de apoio social para a mudança das famílias interferidas (atingidas) pelo empreendimento e que necessitavam de deslocamento compulsório. O escopo de trabalho abrangeu também a etapa de monitoramento pós mudança com intervenções sociais.

Execução do Programa de Apoio Social e Desenvolvimento de alternativas de geração de renda para famílias reassentadas da UHE Cana Brava

Programa da fase de Operação do Empreendimento Hidrelétrico, localizado no município de Cavalcante – GO, com sede urbana interferida no município de Minaçu- GO. Foram realizados dentro de seu escopo, diagnóstico de possibilidades e habilidades junto às famílias elegíveis, trazendo uma série de capacitações.

Execução do Programa de Comunicação Social da UHE Cana Brava

Consistiu em criar mecanismos de divulgação de informações sobre as ações desenvolvidas para a implantação da Usina Cana Brava, criando além disso um canal de diálogo com a população da região interferida.

Execução do Programa de Educação Ambiental da UHE Cana Brava

Programa da fase de implantação do Empreendimento Hidrelétrico. Consistiu em atividades voltadas para a sensibilização e conscientização ambiental, com foco nas questões ambientais locais. Teve como eixo três subprojetos principais: 1- a criação do grupo de jovens “Agentes Ambientais”; 2- Campanhas ambientais junto às escolas da região, tanto urbanas quanto rurais e 3- elaboração de materiais paradidáticos.

Execução do Programa de Educação e Cultura da UHE Cana Brava

Programa da fase de implantação do Empreendimento Hidrelétrico, localizado no município de Cavalcante – GO, com sede urbana interferida no município de Minaçu- GO. Consistiu em atividades para a valorização e divulgação da cultura e educação locais, com investimentos no resgate e materialização da cultura local.